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  • Foto do escritorAna Cristina de Souza Teixeira

A importância da educação infantil para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e suas famílias

Atualizado: 22 de jul.

 

É nítido a relevância que o Centro de Educação Infantil tem na vida dos pequenos e de suas famílias. O CEI desempenha um papel crucial no desenvolvimento global das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

Este espaço educativo valoriza a identidade de cada indivíduo, respeitando suas especificidades e promovendo a descoberta e a ampliação do conhecimento de mundo por meio de vivências, brincadeiras e interações.

Todos os dias, recebemos relatos emocionantes dos responsáveis que acompanham de perto a evolução das crianças. Observam avanços significativos na autonomia, na fala, no processo de desfralde, na capacidade de solucionar pequenos conflitos do dia a dia e na construção de hábitos saudáveis. Esses progressos são ainda mais evidentes quando há uma parceria sólida com as famílias, que se tornam peças fundamentais nesse processo educativo.

Percebemos, assim, que temos um papel fundamental para a sociedade, orientando os responsáveis para, juntos, cuidarmos e educarmos as crianças. No CEI, estimulamos as múltiplas linguagens e capacidades dos pequenos, ajudando-os a expandir suas habilidades de forma integral.

A escola é um espaço democrático e inclusivo, fundamentado no diálogo e na educação que respeita as diferenças. Nossa abordagem visa orientar as crianças para um melhor aprendizado, levando em conta a sustentabilidade e a criação de bons hábitos alimentares. Além disso, buscamos sempre acionar a rede de proteção.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, temos 76.124 creches no Brasil, sendo 14.683 unidades em São Paulo.

 

Mas, afinal o que é um CEI - Centro de Educação Infantil?

Escolas de educação infantil que atendem crianças de 0 a 3 anos são, também, chamadas de Centro de Educação Infantil (CEI). No município de São Paulo estão divididas em 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) que funcionam em período integral, sendo essas instituições, privadas, municipais, diretas, indiretas e conveniadas.

O atendimento é norteado por legislações específicas, que resultam em um atendimento responsável e de qualidade, levando em conta os espaços físicos adequados, brinquedos e materialidades variadas e tendo profissionais habilitados de acordo com sua função, que, pedagogicamente, são orientados pelo Currículo da Cidade de Educação Infantil.


O Social Bom Jesus (SBJ) sempre teve como missão promover o bem-estar e a educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. Dentro deste contexto, e percebendo a necessidade emergencial da época, em oferecer um espaço seguro e acolhedor para as crianças pequenas, cujas famílias enfrentavam dificuldades econômicas e sociais, iniciou-se a criação das creches.

E em meados dos anos 80, aconteceu o início das creches no SBJ, representando um marco importante na história da instituição. A princípio, as creches eram instaladas em espaços adaptados, mas sempre com foco no desenvolvimento integral das crianças, proporcionando atividades educativas, recreativas e cuidados básicos.

Com o passar dos anos, novas unidades foram abertas, sempre seguindo os princípios de qualidade e comprometimento, que marcam a atuação do Social Bom Jesus. As creches se tornaram não apenas um lugar para cuidar das crianças enquanto seus pais trabalhavam, mas também um espaço de desenvolvimento e aprendizado.

Em 2015, a vertente do Social Bom Jesus que tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), de conveniamento com os Centros de Educação Infantil (CEIs), passou a ser chamado de Instituto SBJ.

Atualmente, as creches do Social Bom Jesus são reconhecidas pelo impacto positivo que têm na vida das crianças e suas famílias, sempre com compromisso, qualidade e apoio à comunidade.

No Instituto SBJ temos 3 CEIs conveniados com a Prefeitura de São Paulo. São eles:



✔     CEI INDIRETO JAGUARÉ

Endereço: Avenida General Mac Arthur, nº 50 - Vila Lageado

DRE PIRITUBA/JARAGUÁ

Quantidade de atendidos: 197 sendo 74 berçários

Quantidade de funcionários: 34

 



✔     CEI INDIRETO SANTA EDWIGES

Endereço: Rua: Sebastião Senret, nº 15 - Guarapiranga

DRE CAMPO LIMPO

Quantidade de atendidos: 136 sendo 55 berçários

Quantidade de funcionários: 26





✔     CEI CONVENIADO SOCIAL BOM JESUS

Endereço: Rua Eloi Dutra, nº 500 - Jardim Bandeirantes

DRE SANTO AMARO

Quantidade de atendidos: 238 sendo 96 berçários

Quantidade de funcionários: 38  

 

 

Juntas, as unidades de CEI administradas pelo Instituto SBJ, atendem mais de 571 crianças de 0 a 3 anos, em período integral, com cinco refeições diárias, tendo diretrizes de Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), orientações de nutricionista e supervisão escolar, que acompanham as unidades escolares e buscam as parcerias e as redes de proteção, tais como unidade  de Saúde (UBS), Centro de Formação e acompanhamento à Inclusão (CEFAI), Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA). Vale mencionar também que os CEIs contam com o Programa Operação Trabalho (POT) sendo as mães, Agentes de Busca Ativa Escolar (ABAEs) e as Guardiãs de Alimentação Escolar (GAEs).

 

Importância da educação infantil para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e suas famílias

 

O Centro de Educação Infantil é um espaço coletivo privilegiado de vivência da infância, que visa contribuir com a construção da identidade social e cultural das crianças, fortalecendo o trabalho integrado do cuidar e do educar, em uma ação complementar à da família e da comunidade, objetivando proporcionar condições adequadas para promover educação, proteção, segurança, alimentação, cultura, saúde e lazer, com vistas à inserção, prevenção, promoção e proteção à infância.

 

O atendimento na Educação Infantil é realizado livre de qualquer tipo de discriminação e/ou preconceito seja de gênero, situação econômica, política, étnica ou religiosa. É neste espaço privilegiado onde acontecem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e bebês na educação infantil. Vamos analisar, abaixo, os benefícios deste atendimento para as crianças e bebês:

 

1. Importância do Centro de Educação Infantil: É um projeto pensado para as crianças pequenas, em toda a sua estrutura, sendo fundamental para o desenvolvimento das crianças, em especial pela socialização entre adultos e alunos com especificidades variadas, rico em trocas de saberes culturais e aprendizagens, contribuindo na descoberta do mundo que os cercam.

 

2. Desenvolvimento Social e Emocional: São com as mais variadas interações, seja entre crianças ou entre adultos, que acontecem o desenvolvimento social e emocional dos pequenos, onde lidam com os sentimentos, constroem o respeito, aprendem a trabalhar em grupo, não desconfigurando suas identidades e, sim valorizando cada uma delas.



 

3. Desenvolvimento Cognitivo: A educação infantil trabalha de forma lúdica por meio de vivências e dinâmicas utilizadas para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, como brincadeiras simbólicas (que trabalham o imaginário), brincadeiras dirigidas ou livres, individuais ou em grupo. É possível citar também a literatura infantil por meio de contação, dramatização, e releitura das obras; música e o movimento, também presentes neste universo infantil, no qual é explorado todos os sentidos sensoriais dos pequenos.

 

4. Desenvolvimento Físico: Os estímulos constantes favorecem a autonomia e o crescimento físico deles, pois têm espaços e recursos para esticarem suas habilidades motoras.

 

5. Colaboração com os Pais: Na educação infantil, o diálogo com os pais é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, que é feito com trocas de experiências, sugestões, propostas, formações e instruções com profissionais que agregam o conhecimento a ambos, por exemplo: encontros com as famílias para tratar de temas pertinentes ao bem estar dos filhos, temas como aleitamento materno, introdução alimentar, como iniciar o desfralde, como lidar com o uso da tecnologia com crianças pequenas, pirraças etc. Vemos a casa como uma extensão da escola e vice-versa, ambos têm seu papel na educação e no desenvolvimento dos alunos.

 

6. Desafios e Soluções: Diariamente, nos deparamos com desafios e observamos que, sozinhos, os resultados positivos demoram a aparecer. É fundamental a parceria entre os atores envolvidos neste processo. Quando enfrentamos obstáculos no âmbito educacional, o importante é o diálogo com os profissionais e familiares, além disso, buscar conhecimento para lidar com a questão.

 

Nos relatórios individuais dos alunos, as professoras sinalizam os avanços e aquilo que precisa de uma atenção maior em relação ao desenvolvimento das crianças e suas capacidades, partindo para estímulos e possibilidades de novas vivências para alcançarem avanços nos aprendizados. Isto paralelo ao diálogo com os responsáveis e, se for necessário, o encaminhamento para uma especialista para uma investigação.


7. Impacto de Ambientes de Aprendizagem Estimulantes: A organização dos espaços educacionais é um aspecto crucial que pode potencializar as propostas pedagógicas e promover aprendizagens significativas. É importante que a disposição dos ambientes seja constantemente avaliada e adaptada às necessidades dos alunos e às metas educacionais da escola. A instituição, em termos de espaço e objetos, diz muito sobre quais são os seus conceitos de infância e de criança. A seleção dos materiais educativos pode impactar positivamente o desenvolvimento das crianças.

 

8. Abordagens Pedagógicas: Refletem teorias e práticas que orientam o trabalho dos educadores, buscando proporcionar aos alunos experiências de aprendizado significativas e eficazes. É possível citar algumas abordagens utilizadas no CEI:

-        A Construtivista, baseada nas teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky, que enfatiza a construção do conhecimento pelo próprio aluno, por meio da interação com o ambiente e com os outros. O educador atua como mediador do conhecimento;

-        A Sociointeracionista baseada em Vygotsky, que destaca a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo que ocorre por meio da mediação cultural e social, para a construção do conhecimento;

-        E, finalmente, a abordagem Pikler, desenvolvida por Emmi Pikler, que é voltada, principalmente, para o cuidado e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas. A abordagem enfatiza a importância do movimento livre, do cuidado respeitoso, da criação de um ambiente seguro e estimulante que promovam o desenvolvimento integral e a autonomia das crianças, preparando-as para se tornarem indivíduos confiantes e capazes.




9. Tecnologia e Educação Infantil: A tecnologia está inserida no cotidiano de todos, inclusive na educação, e deve ser utilizada com bom senso. O uso das telas de forma indevida prejudica o desenvolvimento global da criança. Por isso, a importância do uso equilibrado, principalmente nesta faixa etária, onde o desenvolvimento sensorial precisa de múltiplos estímulos.

 

10. Experiências e Práticas: Por meio dos registros pedagógicos podemos acompanhar os avanços no desenvolvimento dos bebês e crianças pequenas quando são estimulados em espaços preparados para a aprendizagem cada um com suas especificidades, lembrando que as crianças são únicas e têm tempos diferentes. O avanço é nítido em todos os aspectos do desenvolvimento infantil, na fala, na motricidade, nas habilidades, na autonomia e no convívio social. A afirmação de que a primeira infância é a fase mais importante da escolaridade é amplamente sustentada por diversos estudiosos e especialistas em educação e desenvolvimento infantil. Entre esses especialistas estão: Erik Erikson, Montessori, Vygotsky e Jean Piaget.

 

Podemos concluir, depois de tudo o que foi apresentado acima, como é pertinente que os bebês e as crianças pequenas frequentam os Centros de Educação Infantil, tendo em vista que são espaços preparados para o desenvolvimento das múltiplas capacidades e habilidades dos indivíduos em sua integralidade cognitiva, social, afetiva e motora, onde a escola e a família têm papéis fundamentais neste processo de aprendizagem.

 

“Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar” 

Rubem Alves

 

Ana Cristina de Souza Teixeira

Pedagoga, Professora de Educação Infantil, Coordenadora Pedagógica e Diretora de CEI

Colaboradora do Social Bom Jesus desde 1999


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